Secretaria de Saúde pede que população redobre os cuidados imediatamente

Um paciente que passou mal no Povoado Canto Grande, em Carolina – 860 km de São Luís –, foi levado ao Hospital Municipal de Carolina, na última terça (05), com sintomas de covid-19. Ao ser avaliado pelo médico de plantão, foi encaminhado imediatamente para a cidade de Imperatriz, onde foi internado em uma UPA. Com o agravamento dos sintomas o paciente, que não teve seu nome revelado, foi levado para o Hospital Macrorregional de Imperatriz, onde o exame deu positivo.

Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente havia chegado da cidade de Belém (PA) e apenas após cinco dias do aparecimento dos primeiros sintomas foi levado ao HMC, que prestou todo o atendimento possível a ele. Ainda conforme a Secretaria de Saúde, todos os familiares e pessoas que mantiveram contato direto com o paciente estão sendo monitorados e assistidos.

O secretário Leonardo de Sousa pede à população que redobre os cuidados para evitar o contágio: lavar bem as mãos, evitando o contato com a boca, nariz e olhos, uso constante de máscaras, evitar aglomerações e saída desnecessárias de casa.

O teste rápido foi realizado ainda em Carolina e deu negativo. Segundo o secretário, para que o teste rápido ofereça um resultado mais próximo da situação real do paciente alguns procedimentos são necessários, entre o tempo exato dos primeiros sintomas. O que não foi possível determinar com as primeiras informações obtidas pela secretaria. Ao chegar na UPA de Imperatriz novo teste rápido foi realizado e novamente deu negativo. Somente no Macrorregional o exame deu positivo.

Apesar de os sintomas aparecerem com o paciente no município de Carolina, o caso será notificado para a cidade de Belém, conforme informou o secretário de Saúde Leonardo de Sousa, que afirma que é o protocolo exigido pelas autoridades sanitárias.

Texto atualizado às 14:55 de 07.05.2020

Categories: CAROLINA