Equipe está visitando comunidades rurais para facilitar o acesso à justiça

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Núcleo Regional de Carolina, lançou um gabinete itinerante e está realizando atendimentos na zona rural do município. O objetivo é facilitar o acesso à justiça daqueles que se encontram em comunidades distantes.

“Carolina é um município que possui uma ampla extensão rural, o que dificulta sobremaneira o alcance do trabalho da Defensoria Pública. O projeto Defensoria no Campo foi engendrado para levar justiça às comunidades longevas. A justiça somente se consolida quando está ao alcance de todos”, salienta o defensor público Gelson Luiz Almeida Pinto, coordenador do Núcleo Regional de Carolina.

As primeiras comunidades que receberam a visita da equipe foram a Canabrava e a AJOCA. A Defensoria ambiciona, nos próximos meses, alcançar dezenas de outras comunidades. Existe uma grande demanda. Esta demanda estava eclipsada porque não conseguíamos triá-la. Agora que a conhecemos, daremos voz a esses novos assistidos”, destacou Gelson Luiz. O projeto é pioneiro na história da Defensoria em Carolina, que tem priorizado a expansão dos atendimentos. “A missão é hercúlea, porque há uma reticência das pessoas em relação aos seus direitos, e, por conseguinte, ao exercício deles. Muitas pessoas vivem à margem da verdadeira cidadania. Queremos estabelecer uma nova perspectiva, na qual as pessoas conheçam seus direitos e os exerçam plenamente”, enfatizou o defensor público.

Com informações da Defensoria Pública do Maranhão – Núcleo Carolina

Categories: CAROLINA